Reciclagem

Electrão dá nova vida a quase 500 toneladas de eletrodomésticos recolhidos em 2024

Electrão dá nova vida a quase 500 toneladas de eletrodomésticos recolhidos em 2024 Image generator/ChatGPT

Em 2024, o Electrão anunciou ter recolhido quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta. Foram mais de 457 toneladas de equipamentos elétricos usados, recolhidas e enviadas para reciclagem, que representam um aumento de 125%, em relação às 203 toneladas recolhidas em 2023.

De acordo com o comunicado de imprensa, no ano passado, a campanha abrangeu nove concelhos da Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Loures, Moita, Odivelas, Palmela e Seixal.

A campanha de recolha de equipamentos elétricos na casa do cidadão já serve mais de 25% da população portuguesa e, em 2025, o objetivo passa por estender a recolha a outros concelhos portugueses, sublinha a nota de imprensa.

Os grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar e secar, foram as tipologias mais recolhidas em 2024, tendo em conta o peso, com 188 toneladas encaminhadas para reciclagem.

Seguem-se os equipamentos de frio, como arcas congeladoras e frigoríficos, com 184 toneladas. De seguida, posicionam-se os ecrãs e monitores, com 42 toneladas; os pequenos equipamentos, com 33 toneladas, e os equipamentos informáticos de pequenas dimensões, com nove toneladas.

A nota de imprensa dá também conta que, no decorrer das recolhas porta a porta, foram ainda reunidos mais de mil quilos de pilhas e baterias, 538 quilos de lâmpadas e 298 quilos de consumíveis de impressão.

A campanha porta a porta arrancou em 2021, em formato de projeto-piloto, tendo já recolhido 780 toneladas no total. Em média, por dia, são efetuadas 10 recolhas com um peso aproximado de 70 quilos. A maioria das famílias entrega para reciclagem mais do que um equipamento elétrico: a média é de 1,9 equipamentos recolhidos.

“Para dar resposta à elevada procura deste serviço, completamente gratuito, o Electrão tem investido na aquisição de novas viaturas e apostado no reforço de recursos humanos de forma a continuar a assegurar o agendamento rápido, que tem ajudado a registar altos níveis de satisfação por parte do cidadão”, destacou o Diretor Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

As recolhas são gratuitas e podem ser agendadas em articulação direta com o Electrão (800 262 333) ou com as câmaras municipais.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever