Descarbonização

Governo aumenta para 202,5 milhões de euros orçamento para projetos do Fundo Ambiental

Governo aumenta para 202,5 milhões de euros orçamento para projetos do Fundo Ambiental iStock

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aprovou, no final de dezembro, uma alteração ao despacho relativo ao orçamento do Fundo Ambiental para 2024, resultando num aumento para os 202,5 milhões de euros das verbas destinadas a projetos, e para os 35,4 milhões de euros do valor destinado a novos concursos.

De acordo com o comunicado do Executivo, com esta terceira e última alteração ao despacho, foram alcançados montantes muito próximos dos tetos máximos que tinham sido previstos para 2024.

A nota de imprensa esclarece ainda que estes valores do Fundo Ambiental vão sendo revistos ao longo do ano, em função das previsões de disponibilidades e necessidades de financiamento.

“A nossa prioridade desde a primeira hora, tanto no que respeita ao Fundo Ambiental como aos restantes instrumentos financeiros que temos à nossa disposição, tem sido concretizar”, explicou a ministra.

E continua: “por esse motivo, foi feito um esforço até aos últimos dias do ano para garantir que não deixaríamos de aplicar todos os recursos disponíveis em projetos que farão a diferença na vida das pessoas, na proteção do ambiente e no combate às alterações climáticas”.

A decisão em avançar com uma terceira revisão aconteceu depois de o Governo ter consultado a Associação Nacional de Municípios Portugueses, avança o comunicado.

Os fundos visam apoiar iniciativas no âmbito da proteção e conservação da natureza e da biodiversidade; monitorização da qualidade do ambiente, gestão de resíduos e transição para uma economia circular; transportes e mobilidade sustentável; uso eficiente da água e proteção dos recursos hídricos, mitigação e adaptação às alterações climáticas

Proteção e sensibilização ambiental, valorização dos ecossistemas, florestas, energia, eficiência energética e cooperação internacional foram outras áreas beneficiadas em 2024 pelo Fundo Ambiental.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever